Cuidados com os cabelos durante o verão e nas demais estações

Cuidados com os cabelos durante o verão e nas demais estações

Posted by Silvana Araújo | 13 de dezembro de 2016
Cuidados com os cabelos durante o verão e nas demais estações

Primavera, verão, outono, inverno. Ainda que no Brasil haja praticamente apenas duas delas – verão e inverno – o organismo precisa de cuidados especiais de acordo com as mudanças climáticas. Os cabelos e a pele são os itens que mais sentem essa diferença e, portanto, precisam de cuidados especiais.

Assim como as folhas de uma árvore, no verão a queda de cabelo é menos acentuada, mas não se iluda, porque no outono e no inverno, ela aumenta devido à queda da luminosidade, à qual a nossa pele, no caso o curo cabeludo, é extremamente sensível.Por isso, o tratamento dos cabelos deve ser um ato contínuo durante todo o ano, justamente para tentar compensar esses eventos naturais.

A hidratação constante (reposição de água nos fios por meio de reposição de nutrientes minerais) e uma alimentação saudável, com prioridade aos alimentos naturais e não gordurosos, podem fazer verdadeiros milagres, principalmente quando aliados aos cuidados da Tricologia, a ciência que estuda os cabelos. Mas você, em casa, pode ajudar bastante os especialistas a resolverem alguns problemas e a manter seus cabelos sempre bonitos e saudáveis. Com algumas dicas simples, a saúde capilar pode estar muito mais perto do que você imagina.

No verão, prioridade para os cuidados em relação à praia e ao sol

Em um país em que as temperaturas médias do verão margeiam os 40ºC, não há como ficar longe do sol, do mar e da piscina. Como normalmente a primavera já começa a esquentar bastante os dias, os cabelos sofrem com as altas temperaturas, com o cloro e com o sal da água do mar, por isso os cuidados devem ser redobrados.

A hidratação é fundamental em qualquer estação, mas no verão ela assume papel ainda mais necessário para o bom funcionamento do organismo que, com pelo menos 2 litros de água por dia, permite a boa saúde dos cabelos também. O verão é considerado a pior estação para os cabelos, mas com alguns cuidados é possível passar por ele com os fios bem tratados.

Por isso, a dica dos especialistas de alguns cuidados com os cabelos durante o verão, na verdade é uma combinação de fatores: fazer um bom tratamento em uma clínica especializada e continuar o procedimento em casa, com alguns cuidados, como o uso de produtos alinhados com o que foi feito, porque não adianta nada chegar em casa e usar um shampoo que tire todo o efeito do procedimento.

Além disso, é essencial usar protetores solares para os cabelos e também chapéus e bonés – mas nunca com a raiz dos fios molhada, porque abafadas podem ficar fragilizadas, prejudicando a saúde capilar. Da mesma forma, evite dormir com os cabelos molhados e evite o sacador sempre que possível, deixando-os secar naturalmente. E não esqueça: essas dicas valem também para os meses da primavera.

No inverno, o frio pode ser quase tão prejudicial quanto o sol

O sol é o vilão do verão, mas o frio também pode detonar seus cabelos. Um grande perigo são os banhos quentes, uma tendência para a maioria das pessoas em qualquer lugar do mundo no clima frio. O problema é que a alta temperatura da água estimula as glândulas produtoras de gordura, aumentando a oleosidade natural do cabelo.

A temperatura ideal, de acordo com os profissionais da área, é a água fria ou morna, que reduz a escamação do couro cabeludo e a oleosidade. Na hora de enxugar a cabeça, não esfregue o couro cabeludo, porque afeta a sensibilidade da cutícula capilar. O uso de protetores térmicos não é exclusividade do verão: no clima frio eles também são necessários, principalmente quando houver uso de secador, pranchas e modeladores de cachos.

Evite também deixar os cabelos expostos às temperaturas baixas, usando gorros, chapéus, toucas ou lenços, mas cuidados com o atrito com as fibras do tecido. Para minimizá-lo, use loções para desembaraçar, que protegem, reduzem o volume e o toque áspero dos fios. E não esqueça da nutrição dos cabelos, que deve começar de dentro para fora, com a ingestão de alimentos saudáveis. Todas essas dicas valem também para o outono, a estação em que a temperatura começa a mudar e quando esses cuidados devem começar também.

Seja qual fora estação, não esqueça: os cuidados com o cabelo devem incluir tratamentos capilares com profissionais especializados. O tricologista será capaz de identificar as necessidades reais dos fios e prescrever o melhor tratamento – mas os seus cuidados diários são essenciais para manter seus cabelos sempre bonitos e saudáveis. Quer saber mais como ter seus cabelos sempre lindos? Marque uma consulta na Clínica Alto Stima e faça uma avaliação completa e personalizada.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Related Blogs

capa-tv-record
Posted by altostima | 26 janeiro 2017
Uma das principais dúvidas de quem abre um negócio é saber como economizar sem afetar a eficiência do serviço oferecido. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae com mais de 34 mil…
como cuidar e tratar de cabelos oleosos
Posted by silvanaaraujo | 12 janeiro 2017
CABELOS OLEOSOS COMO TRATAR  Os cabelos oleosos são um desafio para homens, mulheres, profissionais de beleza e também para os Tricologistas, pois é preciso um tratamento adequado para descobrir e combater…
6 dicas para cuidar dos cabelos
Posted by silvanaaraujo | 10 novembro 2016
Mantenha seus cabelos bonitos com cuidados diários e constante Para ter os cabelos dos sonhos não é preciso ser celebridade nem gastar uma fortuna: muita gente nem imagina, mas alguns…