Cabelos oleosos dicas de como tratar

Cabelos oleosos dicas de como tratar

Posted by Silvana Araújo | 12 de janeiro de 2017
como cuidar e tratar de cabelos oleosos

CABELOS OLEOSOS COMO TRATAR 

Os cabelos oleosos são um desafio para homens, mulheres, profissionais de beleza e também para os Tricologistas, pois é preciso um tratamento adequado para descobrir e combater as causas da oleosidade, cuidados no dia a dia em relação a shampoos e cremes, e muita pesquisa e estudos para encontrar o melhor tratamento capilar.

Além da aparência de estarem sempre sujos por causa da oleosidade dos fios, eles também têm muito mais tendência à queda de cabelo, outro problema que as pessoas lutam há anos para resolver de forma segura e definitiva.

Mas afinal, o que faz o cabelo ficar oleoso e como tratar cabelos oleosos?

CAUSAS SÃO VARIADAS

Apesar de o problema ser evidente, suas causas não o são. Sim, no plural, porque na maioria das vezes não há apenas uma razão para a oleosidade dos fios, e muitas delas ainda não estão bem claras.

Sabe-se, por exemplo, que o cabelo fica oleoso por causa da produção excessiva de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, o que geralmente começa a ocorrer na adolescência por causa da maior presença de hormônios neste período.

No entanto, a oleosidade parece também estar relacionada a outras causas, como o uso de selagens e progressivas, cujo contato da química com o couro cabeludo por causar efeitos , algumas delas naturais, como estresse, cistos nos ovários, causas genéticas e alterações hormonais fora da adolescência, como durante a gravidez.

Outros motivos também podem ser ambientais, como a exposição contínua a lugares úmidos, quentes e com muita gordura, como cozinhas, e até o uso inadequado de cremes e shampoos – ou, ainda, falta de regularidade na higiene dos cabelos.

CUIDE DOS FIOS COM UM TRICOLOGISTA

A melhor forma de evitar e de como tratar cabelos oleosos é tratando o couro cabeludo com um profissional, porque apenas ele – o tricologista – estará apto a indicar os melhores produtos e tratamentos.

Lembre-se que nem sempre o que é bom ou funciona com uma pessoa poderá funcionar com outra, muitas vezes a solução deve ser personalizada para obtenção do melhor resultado possível.

O tricologista fará uma análise para buscar a causa mais provável e indicar as melhores medidas. Se a oleosidade tiver origem genética, por exemplo, a solução é fazer um tratamento de controle a longo prazo.

De qualquer forma, a escolha do shampoo, loções e cremes deve ser feita pelo especialistas, que indicará produtos que removem os resíduos sem causarem o efeito oposto, ressecarem demais os cabelos.

Nos casos mais graves pode ser recomendado o acompanhamento de outros profissionais, como endócrino, nutricionista etc.

MUDANÇA DE HÁBITOS PODE EQUILIBRAR A OLEOSIDADE

A oleosidade é apontada como uma das principais causas da queda dos cabelos, mas o que muita gente não sabe é que é possível equilibrar para que não haja o seu aparecimento mediante alguns procedimentos básicos, porém constantes.

Um deles é procurar lavar os cabelos com água fria ou morna, evitando a água quente que
aumenta a oleosidade.

Da mesma forma, deve-se evitar secar os fios com secador quente, sendo que o ideal mesmo é deixa-los secar ao natural. Evitar dormir com os fios úmidos também ajuda, então lave-os sempre a tempo de secarem naturalmente antes de se deitar.

Da mesma forma, evite ao máximo prendê-los molhados para não favorecer a quebra dos fios nem o aparecimento de caspa. O tricologista ressalta que estes cuidados não são suficientes e em muitos casos são necessários procedimentos clínicos.

MANTENHA SEUS CABELOS HIDRATADOS

O importante é entender de forma separada o tratamento do couro cabeludo dos fios. A escolha dos produtos, aliás, deve ser criteriosa: use apenas os de qualidade garantida e que não sejam gordurosos, evitando os géis.

Nunca passe os cosméticos desde a raiz, deixe pelo menos uma distância de cerca de dois dedos para então aplicar o produto.

Durante o dia, evite passar a mãos sobre os cabelos, tocando-os mínimo possível, para não estimularas glândulas sebáceas nem passar a gordura natural das mãos para os fios.

E não esqueça, é muito importante seguir as dicas para evitar a oleosidade, mas marcar uma consulta com um tricologista é fundamental. É ele que indicará o melhor tratamento a seguir para obter o melhor resultado no menor prazo possível.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Related Blogs

capa-tv-record
Posted by altostima | 26 janeiro 2017
Uma das principais dúvidas de quem abre um negócio é saber como economizar sem afetar a eficiência do serviço oferecido. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae com mais de 34 mil…
Cuidados com os cabelos durante o verão e nas demais estações
Posted by silvanaaraujo | 13 dezembro 2016
Primavera, verão, outono, inverno. Ainda que no Brasil haja praticamente apenas duas delas – verão e inverno – o organismo precisa de cuidados especiais de acordo com as mudanças climáticas.…
6 dicas para cuidar dos cabelos
Posted by silvanaaraujo | 10 novembro 2016
Mantenha seus cabelos bonitos com cuidados diários e constante Para ter os cabelos dos sonhos não é preciso ser celebridade nem gastar uma fortuna: muita gente nem imagina, mas alguns…